Conheça os diferentes consumidores de biscoitos

Conheça os diferentes consumidores de biscoitos

Segundo pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, há diferenças entre as preferências e os perfis dos consumidores de biscoito no país.

O estudo analisou durante o ano de 2016 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete regiões segmentadas em Norte e Nordeste, Centro-Oeste, Leste (Minas Gerais e Espírito Santo) e interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, interior de São Paulo e Sul.

A presença dos biscoitos em praticamente todas as residências está diretamente ligada à alta distribuição numérica, ou seja, encontramos variedades do produto deste segmento em todos os pontos de venda do Brasil.

Norte e Nordeste formam a macrorregião que apresentou maior índice de compra, responsáveis por 37,5% do consumo. Em seguida aparecem Leste e interior do Rio de Janeiro (14,5%), Sul (11%), Grande São Paulo (10,5%), Interior de São Paulo (10%), Centro-Oeste (8,5%) e, por fim, Grande Rio de Janeiro (8%).

Entre tantas opções, a pesquisa concluiu que não há uma escolha específica por parte dos consumidores, mas sim a combinação no carrinho de compras entre cinco tipos básicos: os salgados tradicional/especial, o seco doce tradicional, os recheado/tortinha e o wafer. Juntos, estes produtos estão presentes em 29,6% dos lares. Se levarmos em conta as preferências individuais, temos o seco doce tradicional e o salgado tradicional presentes sozinhos e igualmente em apenas 0,5% das residências, seguidos dos recheado/tortinha com 0,3% e 0,1% do salgado especial.

O executivo destaca que diante da atual conjuntura econômica, a crise não afetou gravemente o segmento. Pelo contrário, os dados refletem o comportamento do consumidor que não retirou da cesta os produtos básicos para o dia a dia. Com a retomada de poder de compra, outras categorias, como os cookies, wafers e cobertos, voltem a ganhar destaque e comecem a competir com os tradicionais.

Ainda de acordo com a pesquisa, o perfil dos maiores compradores de biscoito é formado por mulheres, de 30 a 39 anos, pertencentes às classes socioeconômicas D/E, residentes nas regiões Norte e Nordeste com companheiro e crianças pequenas em lares de cinco pessoas ou mais.

Fonte: Kantar Worldpanel

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