Conheça a tendência global de personalização que está aumentando vendas

Conheça a tendência global de personalização que está aumentando vendas

Promoções e descontos instantâneos e personalizados ao perfil dos clientes têm se mostrado a grande aposta do varejo mundial para se diferenciar da concorrência e, depois de 2 anos consecutivos amargando resultados ruins, o setor brasileiros de supermercados tem buscado uma série de alternativas para melhora e impulsionar suas vendas.

Um grande exemplo dessa ação aconteceu com O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, que apresentou na última semana de maio, o aplicativo Meu Desconto, que oferece ofertas exclusivas aos clientes dos programas de fidelidade das bandeiras Extra e Pão de Açúcar. O aplicativo envia promoções exclusivas e personalizadas baseadas no CPF de cada participante, com uma validade de 14 dias. Com o histórico de compras de cada cliente, o GPA poderá criar ofertas personalizadas para cada segmento de clientes – como exemplo, aos que têm média de compras acima de um certo valor ou que compraram um determinado produto.

Além disso o Pão de Açucar destaca uma participação maior da indústria nas ações de descontos com para os clientes, uma vez que as informações sobre o consumidor poderão também ser usados pelos fornecedores do GPA para entender e direcionar sua cadeia de demanda. Diferentemente do que se parece, essa ação e tecnologia não são exclusivas do grupo. Uma startup paranaense chamada Himarket, formada por ex-funcionários de multinacionais de bens de consumo, tem ganhado muito destaque desde o final do ano passado propondo para o setor a mesma solução.

Conheça a tendência global de personalização que está aumentando vendas

A empresa possui uma tecnologia que captura cupons fiscais em tempo real, processa as informações em nuvem e disponibiliza para o varejista uma série de ferramentas para envio de promoções, descontos e conteúdos personalizados aos seus consumidores. Na outra ponta, a empresa gera um aplicativo móvel, com a marca do varejo, onde o cliente poderá além de receber os descontos e promoções personalizadas consultar outras informações em tempo real.

O efeito da geração de conteúdos personalizado é visto, segundo especialistas, como a grande arma para aumentar suas chances de vender mais e reter seus clientes. Por exemplo, o GPA espera aumentar o seu “share of wallet”, conceito de Economia que resume a participação de um determinado produto no orçamento do consumidor. Na média, um cliente gasta em torno de R$ 1.000 com supermercado todos os meses e ele costuma ir a cerca de 7 lugares diferentes para suas compras. O GPA afirma que um consumidor mediano gasta R$200 por mês em lojas multivarejo do grupo, das bandeiras Pão de Açúcar e Extra.

Fonte: ABIMAPI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s