Aplicativos criam uma nova forma de comprar alimentos

Aplicativos criam uma nova forma de comprar alimentos

A forma de fazer compras para a casa está mudando. O consumidor prefere usar o tempo livre em atividades prazerosas ao invés de passar horas empurrando carrinho em supermercado. De olho nessa tendência, crescem os sites e aplicativos que oferecem serviços de entrega de alimentos e outros itens domésticos.

Para Claudio Felisoni, coordenador-geral do Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), o consumidor tem muito mais acesso à informação sobre preço hoje, o que o empurra para as compras online, inclusive as de supermercado.

Outro fator que impulsiona a compra online é o desejo de aproveitar melhor o tempo. “As pessoas têm pressa, o tempo está mais valorizado. Elas querem economizar o tempo que perdem com compras recorrentes, como arroz e feijão”, diz Felisoni.

A maior dificuldade do varejo alimentício online, segundo ele, é a distribuição. “O consumidor não quer comprar hoje e receber daqui a três dias.”

De olho na mudança de comportamento surgem empresas que permitem que o consumidor compre pela internet, seja pelo computador ou celular, toda a compra a do mês. Uma delas é o Supermercado Now, que promete entregar produtos frescos, como frutas, verduras e carnes na casa do comprador. Entre os diferenciais da empresa está a possibilidade de escolher como o produto será entregue: a fruta mais madura ou o bife mais fino, por exemplo.

“A gente tem a vantagem dos produtos: são todos frescos, não ficam no caminhão o dia todo. Sai da loja, perto da casa do cliente, direto para a casa dele. Já entregamos até sorvete, produto congelado”, afirma Marco Zolet, CEO da empresa.

A outra vantagem, segundo ele, é a entrega rápida. “As grandes redes levam até 3 dias e não têm uma janela de entrega favorável, tem que escolher entre o período da manhã ou da tarde. A gente consegue entregar em janelas de até 2 horas no mesmo dia ou nas horas disponíveis.”

O segredo está no funcionamento do serviço. O supermercado Now utiliza compradores profissionais para fazer as compras. São pessoas que vão até o supermercado, escolhem os produtos e entregam na casa do cliente.

Esses compradores recebem por entrega – a remuneração é a taxa de entrega, que gira em torno de 20 reais. São profissionais autônomos, pessoas que têm uma parte do dia livre para fazer compras. Meu modelo de ganhar dinheiro é com supermercado e marcas.

Fonte: ABIMAPI

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s