Como a crise econômica afeta o mercado de pães no Brasil

Como a crise econômica afeta o mercado de pães no Brasil

O atual cenário econômico estabiliza a previsão de crescimento da categoria de pães e massas.

 Com a queda na inflação, que permite a aquisição de insumos importados como o trigo a melhores custos, prevê-se uma maior estabilidade nos preços dos produtos da categoria.

Além disso, esta queda e o atual cenário econômico, um pouco mais estável, melhoram o poder aquisitivo dos consumidores, oferecendo melhores condições para o crescimento em valor da categoria.

Apesar disso, a alta taxa de desemprego ainda é um desafio para que o mercado possa ter um crescimento maior em volume. Com a atual crise econômica 47% dos consumidores afirmaram que “penso mais onde vou gastar meu dinheiro”, 35% afirmaram que “parei de comprar por impulso” e 24% disseram “escolho marcas mais baratas quando vou às compras”, mostrando que diante do cenário econômico negativo. O consumidor está mais cauteloso ao realizar suas compras, buscando formas de gastar menos.

Apesar desses novos hábitos de consumo adquiridos frente à crise econômica,
a busca por produtos que ofereçam um maior controle sobre sua forma de produção e que contenham ingredientes mais saudáveis e sem alergênicos pode gerar um aumento na procura por produtos de maior valor agregado e atrair consumidores de outras categorias e segmentos, como de pães frescos, por exemplo, para a categoria de pães embalados.

Muitos consumidores preferem trocar de local de compra a deixar de consumir seus alimentos saudáveis. Alguns consumidores passaram inclusive a gastar mais com alimentos saudáveis neste mesmo período. Em maio de 2016, 28% dos consumidores afirmaram “estou comprando os mesmos alimentos saudáveis, mas em lugares mais baratos (ex. em vez de ir ao mercado, estou indo a atacarejos) e 11% dos consumidores afirmaram “estou gastando mais com alimentos saudáveis por causa de problemas de saúde”.

Fonte: Mintel

3 respostas em “Como a crise econômica afeta o mercado de pães no Brasil

  1. Pingback: Crescimento do varejo nos últimos meses | + Bio

  2. Pingback: Mercado mobile: conheça suas tendências | + Bio

  3. Pingback: Consumo no mercado alimentício se mostra otimista | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s