E-commerce em supermercados cresceu muito!

E-commerce em supermercados cresceu muito!

As vendas de mantimentos via e-commerce cresceram 30% nos últimos 12 meses até março de 2017, aponta novo relatório da Kantar Worldpanel.

O quarto estudo anual ‘Futuro do E-commerce em FMCG’ mostra que o comércio eletrônico atual representa 4,6% de todas as vendas de categorias de rápido consumo. Enquanto o canal de e-commerce está crescendo, o mercado de produtos de FMCG como um todo é lento, crescendo apenas 1,3% durante o mesmo período. Nossas projeções mostram que em 2025, o FMCG online será um negócio de USD 170 bilhões de dólares e contará com uma participação de mercado de 10%.

O que não favorece o desenvolvimento no Brasil é o fato da oferta de e-commerce no país ainda ser restrita (somente 2 dos top 5 varejistas oferecem), com experiência de compra longe dos oferecidos pelas lojas físicas e não oferecem benefícios claros ao shopper (entrega, sortimento e promoção).

O desenvolvimento do e-commerce é essencial para que sejam otimizadas as ações de trade da indústria, portanto podendo além de desenvolver as categorias maximizar investimento. Aos varejistas é a ferramenta mais oportuna para gerar lealdade, quem compra no online é mais fiel a lojas físicas da mesma bandeira.

Em termos de crescimento absoluto do valor, os seis principais contribuidores são todas as principais economias, lideradas pela China e os Estados Unidos. Os outros países de melhor desempenho são a Coreia do Sul, o Reino Unido, o Japão e a França. No ano passado, o valor aumentou 52% na China, 41% na Coreia do Sul, 31% nos Estados Unidos, 8% no Reino Unido, 7% na França e 5% no Japão.

No entanto, o setor de compras online também está se expandindo para novos mercados. Houve um crescimento significativo do valor, por exemplo, na Tailândia (+ 104%), na Malásia (+ 88%) e no Vietnã (+ 69%), onde o comércio eletrônico está em estágios iniciais.

 

 

Houve um ligeiro aumento no gasto de supermercado online na América Latina nos últimos 12 meses. A falta de confiança nos métodos de pagamento, juntamente com a crescente popularidade dos formatos de desconto, faz da América Latina uma das regiões mais difíceis para as marcas obterem sucesso no mundo online.

Em toda a América Latina, o comércio eletrônico está muito além dos métodos tradicionais de compras. A exceção a isso é a Argentina, onde o canal está excedendo o uso em relação ao resto da região.

As projeções mostram que até 2025 o FMCG online será um negócio de US$ 170 bilhões e manterá uma participação de mercado total de 10%.

A Coreia do Sul e a China continuarão a liderar o caminho, e a Ásia em geral permanece na vanguarda do uso do canal. A grande expansão global virá dos Estados Unidos, as previsões apontam uma elevação da participação do comércio eletrônico de 1,5% em 2017 para 8% em 2025. Isso pode ser atribuído ao lançamento bem-sucedido de modelos de compra, entrega e assinatura e a aceleração de modelos disruptivos.

Fonte: Kantar Worldpanel

Uma resposta em “E-commerce em supermercados cresceu muito!

  1. Pingback: Destaque seu produto nas gôndolas! | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s