Tecnologia auxilia pomares a resistirem altas temperaturas

Tecnologia auxilia pomares a resistirem altas temperaturas

Para um bom desenvolvimento, o citros precisa ser cultivado em temperaturas médias entre 20ºC e 25ºC.

Quando o termômetro ultrapassa esses índices, o desenvolvimento dos pomares é prejudicado ocasionando um estresse fisiológico, que pode refletir em queda de flores e frutos. Esta situação foi vivenciada por produtores do estado de São Paulo recentemente, quando as temperaturas chegaram acima dos 35ºC em outubro, no período de florescimento das plantas.

Na cidade de Santa Cruz das Palmeiras (SP), o produtor de citros Eduardo Scamtamburlo conhece bem esse cenário e, por isso, tem investido em soluções naturais que auxiliem a planta a superar às adversidades climáticas. “A nutrição é o segredo de tudo. Se você tiver um pomar sempre bem nutrido, os altos índices de nutrientes vão fazer com que o pomar fique mais resistente para poder suportar a situação”, conta.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, minimizar esses efeitos exige cuidados especiais no manejo. “É importante, além de se fazer uma irrigação adequada, o uso de ferramentas como produtos à base de aminoácidos, extratos de plantas, que tem em sua característica promover uma maior redução desse estresse fisiológico da planta, promovendo assim um maior balanceado nutricional da planta”, destaca.

Com este equilíbrio, o especialista reforça que o vegetal consegue ter um redirecionamento da seiva da planta para esses novos tecidos – flores e frutos – que serão formados no período de florescimento e frutificação. “O objetivo é o melhor desenvolvimento desses frutos para alcançar e expressar o potencial produtivo das plantas nos pomares de citros”, complementa.

De acordo com Scamtamburlo, o investimento nessas tecnologias se torna ano após ano mais essencial na produção para amenizar situações adversas. “O clima tem mudado bastante, as temperaturas têm se elevado muito, as chuvas estão cada vez mais irregulares. A planta tem sofrido bastante, essa mudança climática está de fato acontecendo, tudo está mudando e as plantas estão sentindo esse efeito. Então, cada vez mais precisamos utilizar esses recursos”, afirma.

Fonte: Agrolink

Uma resposta em “Tecnologia auxilia pomares a resistirem altas temperaturas

  1. Pingback: Iogurte enriquecido com ômega-3 é produzido no Brasil! | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s