Por que a proteína do leite não pode faltar na sua dieta

Por que a proteína do leite não pode faltar na sua dieta

Sempre ouvimos falar da importância das proteínas e existem boas razões para isso. No caso da proteína do leite, sua atuação engloba várias funções do organismo.

Reunimos alguns benefícios desta proteína à saúde.

GARANTEM O CONSTANTE FORNECIMENTO DE AMINOÁCIDOS
As proteínas lácteas são compostas pelas caseínas (proteínas altamente estáveis, com metabolização mais lenta e absorção contínua) e pelas proteínas do soro (conhecidas como whey-protein e absorvidas mais rapidamente), que representam 20% das proteínas do leite e se destacam por sua importância na síntese de proteínas do sangue e dos tecidos.

A combinação de fornecimento de proteínas e aminoácidos em períodos diferentes garante que o corpo tenha sempre à disposição os elementos necessários para desempenhar devidamente suas funções.

AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DE MASSA MUSCULAR
Os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), também conhecidos como BCAA (Branched-Chain Amino Acids), são encontrados no soro do leite e atuam na recuperação dos músculos depois de exercícios físicos, bem como na sua regeneração durante o repouso, fatores essenciais da construção e fortalecimento de massa muscular.

ATUAM NA PROTEÇÃO DO ORGANISMO
Além de suas características construtoras, o soro do leite contribui também para as respostas imonulógicas, antimicrobianas, antivirais do organismo, e ainda para as funções que protegem a mucosa gástrica e o sistema cardiovascular.

DÃO SENSAÇÃO DE SACIEDADE
As moléculas da proteína do leite têm características bioquímicas mais complexas, o que aumenta o tempo de sua digestão. Isso resulta na sensação de saciedade, fazendo com que se ingira menos quantidade de alimentos. É sempre importante lembrar que nenhum alimento ou nutriente atua sozinho no organismo. A proteína do leite contribui de várias formas para o bom funcionamento do nosso corpo, mas é necessário ter uma alimentação equilibrada para garantir os benefícios de todos os nutrientes.

Fonte: GuiaLat

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  1. Pingback: Quantia ideal de proteínas diárias ingeridas | Blog +Bio

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