Mercado lácteo no Mercosul continua a crescer

Mercado lácteo no Mercosul continua a crescer

O setor agropecuário vem pesando no acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Os europeus sabem que esse será um setor cada vez mais sensível para o seu bloco nos próximos anos. A agropecuária passa por intensas mudanças estruturais na Europa, e o horizonte pode não ser tão favorável. A população envelhece, e a área dedicada à agricultura diminui, reduzindo o número de propriedades agrícolas.

A força de trabalho recua com intensidade no campo e, após queda de 8% de 2012 a 2016, deverá acumular retração de 28% até 2030. O setor tem dificuldades em criar empregos atrativos para os jovens no campo. Essas mudanças forçam as fazendas a buscar cada vez mais uma economia de escala e maiores investimentos em máquinas. O preço da terra e os custos sobem, encurtando as margens de lucro.

Recente avaliação do setor de desenvolvimento agrícola e rural da Comissão Europeia indica que, devido à redução de área, a UE aposta no aumento da produtividade. Os europeus, no entanto, estão em um círculo vicioso. Esperam crescimento de 4% na produção de carne de frango, estabilidade na de suínos e recuo de 7% na bovina. Terão de importar mais milho e farelo de soja para elevar a produção de proteínas, mas não vão se livrar ainda da importação de carnes. A compra externa de carne de frango deverá subir 20% em 2030, em relação à quantidade atual, e a bovina, 22%. O bloco continuará dependente das importações de milho e de farelo de soja, essenciais na ração.

A produção de leite crescerá 12% até 2030 e a alta virá da maior produtividade das vacas leiteiras. O aumento de produção requer uma melhor alimentação dos animais, provavelmente com mais produtos saídos do Mercosul. Em um item as estimativas são positivas para os europeus: a produção de trigo, que deverá atingir 169 milhões de toneladas, 12% mais que a atual. Com isso, as exportações poderão subir para 38 milhões, 36% mais.

Fonte: GuiaLat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s