Como o mercado do iogurte se comportou em 2017

Como o mercado do iogurte se comportou em 2017

De 2016 para 2017, a estimativa do mercado de iogurtes foi de 1,2% de queda em crescimento do mercado em valor, e queda de 5,2% do mercado em volume.

A queda menos substancial em valor, quando comparada ao volume, provavelmente se deve ao aumento no preço dos produtos da categoria.

Com os altos custos da produção leiteira, especialmente em 2016, as categorias que utilizam o leite como base de seus produtos, como a de iogurte, repassaram muitos desses custos em seu preço de venda para o consumidor final. Apesar de certa estabilização no cenário econômico, a alta taxa de in ação, especialmente em 2016, e a ainda alta taxa de desemprego deixaram o consumidor mais controlado em relação a seus gastos com produtos não essenciais.

Apesar de ter sofrido queda tanto em volume quanto em valor de 2014 a 2015, foi entre 2015 e 2016 que a categoria de iogurtes sofreu sua maior queda, quando consideramos os últimos 5 anos do mercado. A categoria, que vinha crescendo, sofreu com a crise e as altas dos preços de produção, especialmente em 2016, quando houve uma grande queda, principalmente em volume de mercado.

Com a gradativa estabilização do cenário econômico, com a taxa da inflação em queda, e também com a melhoria da safra do gado leiteiro, espera-se que a partir de 2017 o mercado de iogurtes comece a se estabilizar. Segundo a Mintel, apesar de continuar em queda pelos próximos anos, a categoria vem apresentando uma reação, tendo quedas cada vez menores.

Por ser um produto considerado como não essencial na alimentação da grande maioria dos brasileiros, o consumo de iogurtes em geral tende a ser mais afetado pelo cenário de crise, insegurança econômica e recessão.

Sendo assim, a melhora na economia e a queda nos preços dos produtos impactam diretamente no volume de consumo assim como no aumento do consumo de produtos com maior valor agregado, como os iogurtes mais saudáveis, por exemplo, que ainda são pouco consumidos pelo brasileiro.

Fonte: Mintel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.