O que uma dieta saudável representa para hipertensos

O que uma dieta saudável representa para hipertensos

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição do organismo caracterizada por níveis elevados e constantes da pressão arterial, quando a pressão se mantém maior que 120×80 mmHg, de uma forma mais geral. Nesse sentido deve-se considerar também as adequações deste nível de acordo com a faixa etária.

A hipertensão é um problema de saúde pública mundial e estima-se que acometa cerca de um bilhão de indivíduos. Ela é considerada um dos principais fatores de risco para a ocorrência de eventos cardiovasculares, que são a principal causa de morte no nosso país. No Brasil, a HAS acomete cerca de 32% dos indivíduos adultos, com prevalências de mais de 50% em indivíduos entre 60 e 69 anos, e de 75% em indivíduos com mais de 70 anos.

Níveis apropriados de pressão são importantes para a manutenção do funcionamento adequado do corpo e de órgãos como cérebro, coração e rins. Como a elevação da pressão causa poucos sintomas em seus estágios iniciais, muitas pessoas que possuem o problema ficam subdiagnosticadas. A detecção precoce, seguida de um acompanhamento de saúde e tratamento adequados, são fundamentais para a prevenção de complicações e intervenções como cirurgias e tratamentos dialíticos. Após o diagnóstico, é fundamental que o indivíduo seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar que o oriente e motive sua adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso.

A prevenção da hipertensão é a melhor maneira de evitar consequências indesejadas para a saúde. Ela pode ser feita através da manutenção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada com redução do consumo de sal, prática de atividades físicas, redução do peso de forma global e o consumo moderado de álcool.

A alimentação, além da redução do sal de cozinha (NaCl – Cloreto de Sódio) em níveis menores de 5 g por dia ( 2 gramas de Sódio) deve ser enriquecida de alimentos ricos em potássio; alguns trabalhos também mostram melhores níveis de pressão arterial quando o potássio sérico (sanguíneo) está em valores ideais. O consumo de alimentos do reino vegetal, como frutas, legumes e verduras, possui efeitos sensíveis na redução da mortalidade de forma geral e promove redução de peso, importante aliado na redução da pressão arterial.

Os alimentos industrializados, embutidos, caldos e preparações em pó, enlatados e envidrados, na medida que possuem alta concentração de sódio, utilizado na conservação e aumento da vida média desses alimentos, deve ser reduzido.

Uma das ações de saúde mais efetivas esta baseada na educação por hábitos saudáveis das pessoas, nesse sentido a leitura dos rótulos é uma das principais ferramentas. No Brasil, os rótulos, apesar das diversas tentativas oficiais de melhorá-los, continua de difícil leitura, seja pela formatação do texto, pela nomenclatura ou pela forma de apresentação das quantidades.

Nas prateleiras dos supermercados e de forma geral, os brasileiros podem ter acesso a diferentes tipos de sal. Essa diferenciação é somente no aspecto de aparência, devido a várias tonalidades e cores e no tamanho das pedras, a quantidade de sódio continua sempre a mesma.

Fonte: Veja Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.