Alta do dólar pode alterar o valor do pão

Alta do dólar pode alterar o valor do pão

Os amantes de massas em geral vão sentir um aperto no bolso na hora da compra. Os preços do macarrão, do pãozinho doce e do bolo da padaria vão sofrer aumento por conta alta do dólar que fechou em R$3,52 ontem, uma das maiores cotações desde 2016. É possível que o valores dos produtos derivados do trigo subam 10% ainda este mês.

Segundo a presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio, Fernanda Hipólito, produtos com massa amarela, aquelas com outros insumos como leite e ovo, vão aumentar de valor de qualquer forma. Entretanto, a organização vai fazer de tudo para que o pão francês não fique mais caro para o consumidor.

A maior determinação do sindicato, hoje, é segurar o preço do carro chefe que é o pão francês e não repassar o aumento do custo. Afirmou-se que o aumento previsto é de 10% a 15% no produto final. O Brasil compra o trigo argentino em dólar. Com este alto, o trigo vai aumentar cerca de 40%.

Há um consumo de cerca de dez milhões de toneladas de trigo na produção de massas de pães, bolos, macarrão e biscoitos industrializados no país. Metade do trigo que o brasil utiliza é importado. Biscoitos levam 40% de farinha de trigo na produção, macarrão e pães de forma, 60% a 70%. Sem dúvida o preço pode aumentar na hora do produto final, no mercado.

O varejo vai negociar com a indústria para não repassar o aumento. Há uma possibilidade de 8% a 10% de aumento no valor do produto final.

Fonte: ABIMAPI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.