Pesquisa mostra o benefício do maracujá na prevenção do câncer

Pesquisa mostra o benefício do maracujá na prevenção do câncer

Um estudo desenvolvido por engenheiros agroindustriais, da Universidade Nacional da Colômbia (U.N) descobriu que compostos bioativos encontrados em resíduos de maracujá podem ajudar a prevenir o câncer. De acordo com os pesquisadores, o trabalho pode impulsionar a introdução das substâncias em alimentos através de métodos que otimizam seu potencial antioxidante, como é o caso do encapsulamento.

Os compostos bioativos obtidos têm o potencial de neutralizar os radicais livres, instáveis e ativos para as reações químicas que geram estresse oxidativo nas moléculas do corpo humano. Para extrair os bioativos das sementes, foi utilizado duas metodologias distintas sendo que são baseados na extração de fluidos supercríticos auxiliados pelo uso do ultrasson.

“A maioria das investigações aplica apenas algumas das duas metodologias. O que eles fazem é obter óleos das sementes e deixar a massa resultante como resíduo. Usamos essa massa para extrair os compostos “, descrevem.

Primeiramente, as sementes são secas, passam por um processo de moagem e são levadas para um equipamento de fluido supercrítico que remove os óleos das sementes. Após isso, a farinha desengordurada que permanece é levada para um equipamento de extração assistida por ultrasson, onde entra em contato com uma mistura de etanol e água que funciona como solvente.

A pesquisa durou mais de um ano e foi premiada como “Melhor trabalho” na área de engenharia agroindustrial da U.N em 2017. Esse estudo é importante por incentivar um novo olhar para a sementes, que representam entre 6 e 12% da massa total do maracujá, dependendo da variedade. “É um desperdício que não é usado na Colômbia corretamente. É aplicado para fertilizantes ou para alimentação de animais, quando grande parte dos bioativos da fruta estão na semente “, finalizam.

Fonte: AgroLink

2 respostas em “Pesquisa mostra o benefício do maracujá na prevenção do câncer

  1. Pingback: Suco congelado pode ser mais saudável, entenda | Blog +Bio

  2. Pingback: Vegetais na luta contra o câncer | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.