Suco congelado pode ser mais saudável, entenda

Suco congelado pode ser mais saudável, entenda

O suco de laranja é mais saudável se ingerido depois de passar pelo processo de congelamento, aponta estudo publicado no Journal of Functional Foods.

A pesquisa descobriu que o corpo absorve mais antioxidantes do suco de laranja depois que ele descongela, especialmente em comparação com o suco fresco ou sucos pasteurizados, normalmente industrializados. Isso acontece porque quando descongelado, os elementos benéficos do suco são decompostos em partículas menores (carotenoides), facilitando a absorção pelo intestino.

Os carotenoides são importantes porque possuem propriedades de combate ao câncer – essas partículas podem ser convertidas em vitamina A, que ajudam a prevenir alguns tipos de cânceres. Eles também têm efeito anti-inflamatório e podem prevenir doenças cardíacas.

Os resultados do estudo foram alcançados depois que os pesquisadores da Universidade de Sevilha, na Espanha, estudaram como o congelamento e a pasteurização (esterilização com calor) afetaram os antioxidantes presentes no suco da laranja  geneticamente não modificado. De acordo com a pesquisa, o congelamento – procedimento muito utilizado na indústria alimentícia para preservar os líquidos – melhora a salubridade do suco, aumentando seu potencial de saúde.

O principal foco do estudo foi a bioacessibilidade dos carotenoides fitoeno e fitoflueno, ou seja, de que forma eles estão disponíveis para serem transferidos (ou absorvidos) do alimento para o sangue através do intestino.

Durante a investigação, os cientistas descobriram que o congelamento provoca a deterioração dos antioxidantes (carotenoides), no entanto, por eles se tornarem mais acessíveis, o efeito geral é positivo. “Apesar de a concentração de carotenoides nos sucos congelados ser menor do que no suco fresco, a redução no tamanho das partículas e a destruição do material celular produzido por esses processos permitem que a quantidade de carotenoides absorvida pelo intestino seja maior”, disse Paula Mapelli, co-autora do estudo.

Segundo os pesquisadores, embora o suco fresco tenha níveis mais altos de antioxidantes, eles não são absorvidos de maneira eficiente pelo corpo. Por isso, a pasteurização – processo de aquecer o líquido para matar bactérias – também pode ser um excelente recurso para potencializar a absorção dos nutrientes do suco de laranja, ainda que seja menor do que os efeitos produzidos pelo congelamento.

“Os consumidores tendem a pensar que os sucos tratados são ‘menos saudáveis’ do que os sucos frescos. No entanto, o estudo mostrou que em relação ao teor de carotenoides que atinge o sangue e o tecido para nos proteger da doença, essa crença nem sempre é correta”, comentou Antonio Meléndez, professor de farmácia da Universidade de Sevilha.

Fonte: Veja Saúde

5 respostas em “Suco congelado pode ser mais saudável, entenda

  1. Pingback: Horta hidropônica surpreende clientes de supermercado | Blog +Bio

  2. Pingback: Novos rótulos brasileiros: acompanhe | Blog +Bio

  3. Pingback: Própolis faz com que o queijo gorgonzola seja mais saudável, entenda | Blog +Bio

  4. Pingback: Suco de Aloe Vera, conheça e entenda esta tendência | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.