Novo mecanismo para reprodução vegetal é descoberto

Novo mecanismo para reprodução vegetal é descoberto

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Biotecnologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), descobriu um novo mecanismo para reprodução vegetal.

Os cientistas utilizaram várias técnicas para realizar o experimento, tais como a geração e caracterização de mutantes de A. thaliana, microscopia de fluorescência, complementação de fluorescência e sistema de divisão de ubiquitina.

O estudo aponta que o desenvolvimento das plantas depende de uma integração complexa de estímulos endógenos e ambientais. Em uma entrevista para a agência de notícias Conacyt, Omar Homero Pantoja Ayala, Doutor em Ciências pela Universidade de Stirling, Escócia, e um dos realizadores da pesquisa, explicou que o novo mecanismo tem a ver com as proteínas cornichon, presentes em fungos, plantas e animais.

“Concluímos que as proteínas cornichon são essenciais para classificar corretamente, transportar e localizar os receptores de glutamato nas membranas das células vegetais. Eles também regulam a quantidade e a atividade dos receptores de glutamato. A interação entre esses dois tipos de proteínas estimula a atividade do canal iônico dos receptores de glutamato”, diz parte da pesquisa.

O processo começou com a investigação de células de pólen da Arabidopsis Thaliana,considerada a planta mais estudada em laboratórios. Para Ayala, a polinização e a troca entre as proteínas são o caminho para a ciência melhorar cada vez mais, a fim de obter uma melhor produtividade desde o desenvolvimento até a colheita.

“Uma grande parte do alimento que comemos é o resultado de polinização, como feijão, arroz, feijão, frutas…Com estes resultados é melhor entender os fatores envolvidos no controle da fertilização e, talvez, um dia, possivelmente, esta informação pode ser útil para otimizar a fertilização das plantas e obter melhor produtividade”, finaliza.

Fonte: AgroLink

Uma resposta em “Novo mecanismo para reprodução vegetal é descoberto

  1. Pingback: Resistência de alimentos orgânicos é estudada | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.