Energia elétrica vinda de resíduos de frutas, entenda

Energia elétrica vinda de resíduos de frutas, entenda

Um grupo de pesquisadores da Costa Rica está trabalhando em um projeto que produz energia elétrica através da gaseificação dos resíduos do cultivo de abacaxi.

Intitulado “Gasificación a partir de desechos agrícolas para la producción de energía”, o estudo é produzido pela Faculdade de Engenharia da Universidade da Costa Rica (UCR) e pelo Instituto de Pesquisa de Engenharia (INII) em parceria com as instituições de Engenharia da Rede Centro-Americana (REDICA).

De acordo com os pesquisadores, a ideia surgiu como um método inovador para minimizar os problemas ambientais que o cultivo do abacaxi acaba gerando. Segundo eles, a prática danifica o solo, gera pragas de moscas e as comunidades próximas não conseguem consumir a água porque os agroquímicos acabam contaminando as nascentes e os lençóis subterrâneos.

Lilliana Arrieta Quesada, coordenadora da Secretaria Técnica da REDICA, acredita que a iniciativa pode se tornar um bom negócio desde que seja regulado pelas leis nacionais. “Notou-se esta questão porque as comunidades têm repetidamente se queixado de problemas associados a estes produtos, por exemplo a mosca do abacaxi e outros fatores que se mal administrados podem acabar contaminando o solo e a água”, explica.

Os idealizadores garantem que a abordagem do projeto responde às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para gerar água e energia. Para Abel Chaves Trigueros, presidente da Câmara Nacional de Produtores e Exportadores de Abacaxi (CANAPEP), o principal temor é de que o desenvolvimento do mecanismo seja muito caro.

“A realização de uma iniciativa dessa natureza envolve considerar custos e logística e dependerá, entre outros aspectos do sistema de transporte, das condições da infraestrutura de estradas ou rodovias e da localização dos centros de coleta para depositar a palha”, conclui.

Fonte: AgroLink

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.