O solo é de grande importância para o rebanho leiteiro

O solo é de grande importância para a produção de leite

Pastagens nutridas com cálcio e enxofre podem representar ganho de peso e massa seca, resultando em até dois litros de leite a mais na produção.

O investimento em uma pastagem de qualidade tende a garantir a rentabilidade da pecuária, mesmo em momentos de aperto econômico.  Seja na engorda do rebanho ou na qualidade do leite, uma boa estratégia pode iniciar já nas características nutricionais que contém o solo onde a atividade agrícola é desenvolvida.

Se o objetivo for criar um gado de boa qualidade, o investimento no solo é estritamente necessário, uma vez que ele vai oferecer a base nutricional da pastagem. É um processo de transferência, onde a partir de um solo equilibrado o produtor terá uma pastagem mais nutritiva e, por consequência, um reflexo na qualidade e produção do leite e também na engorda dos animais.

O segredo está na área explorada pela raiz da planta no solo. Fertilizantes minerais à base de sulfato de cálcio granulado são fonte de cálcio e enxofre solúveis e auxiliam muito no aumento do tamanho e profundidade da raiz, com consequente aumento da capacidade de absorver água e, assim, melhorar a produtividade. Além disso, sobre as culturas consorciadas aveia mais azevém, típicas pastagens de inverno nos campos gaúchos e catarinenses.

Fonte: GuiaLat

2 respostas em “O solo é de grande importância para o rebanho leiteiro

  1. Pingback: Você conhece a história do queijo? | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.