Rotulagem de produtos orgânicos

Rotulagem de produtos orgânicos

Muitos produtos precisam ser embalados e rotulados, e a embalagem é o primeiro contato do consumidorcom o produto, influenciando a sua decisão de compra.

Além de suas funções básicas, como conservar e proteger o produto, a embalagem pode ser uma poderosa ferramenta de marketing, se bem desenvolvida, fazendo com que o seu produto se destaquedos concorrentes.

Muitas empresas consideram a embalagem e a rotulagem como estratégicos para o lançamento de seus produtos e acrescentam um quinto P (Packaging = embalagem) ao composto ou mix de marketing(4Ps = Produto, Preço, Promoção e Praça/distribuição) nas suas decisões de marketing.

O rótulo desempenha um papel essencial na comunicação entre o fabricante e o consumidor, identificando marca, produto, origem, entre outras informações importantes ao uso e consumo do produto.

Alguns cuidados devem ser tomados na elaboração do rótulo, observando a legislação vigente e assegurando que as informações veiculadas sejam suficientes, adequadas e claras, evitando induzir o consumidor ao equívoco, erro, confusão ou engano sobre o produto.

A rotulagem de produtos orgânicos, além de atender aos regulamentostécnicos vigentes específicos referentes à rotulagem de alimentos, deve considerar a dispositivos específicos da legislação referente aos orgânicos – Lei no 10.831 de 2003, que dispõe sobre aagricultura orgânica e dá outras providências – e a Instrução Normativa no 19 de 2009 – Mecanismos de Controle eInformação da Qualidade Orgânica, conforme o Decreto no 6.323/2007.

Portanto, antes de se abordar a questão de rotulagem de alimentos orgânicos, torna-se necessário conhecer a legislação vigente referente à rotulação dos alimentos em geral.

O rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento. No Brasil, além de normatizar a rotulagem, a Anvisa é a responsável por fiscalizar a produção e a comercialização dos alimentos. A legislação estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.

Para que um produto seja comercializado como orgânico, precisa ser certificado por um organismo de avaliação da conformidade que seja credenciado junto ao MAPA e, em seu rótulo, exibir o selo do SisOrg.

Para que um produto seja considerado orgânico, além de ser certificado, ele deve ser identificado pelo selo SisOrg, que deverá estar na parte frontal do produto. Além disso, logo abaixo do selo, deve haver a identificação do sistema de avaliação da conformidade orgânica utilizado (Sistema Participativo ouCertificação por Auditoria). Concomitantemente ao selo SisOrg, poderá ser usado o selo do Organismo deAvaliação da Conformidade Orgânica.

Fonte: SEBRAE Inteligência Setorial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.