O consumidor mudou sua escolha para controlar seu orçamento

O consumidor mudou sua escolha para controlar seu orçamento

O consumo da cesta de compras chegou a um ponto de inflexão e, pela primeira vez em 10 anos, deixou de crescer (-0,1% em volume). O crescimento em valor também desacelerou (1,6%) e ficou abaixo da inflação, prevista em 3,6% para 2018.

O shopper latino mudou sua escolha de marcas, dando mais espaço para marcas próprias e econômicas a fim de controlar seu orçamento, ao mesmo tempo que experimenta novos formatos de canais. Isto acabou erodindo o valor da cesta de compras: muitos lares gastam menos para comprar o mesmo volume.
Metade dos países da região mostra uma contração no consumo; e o Brasil continua sendo o motor de crescimento, ainda que a uma taxa muito conservadora.

O México sofre aumentos de preço; o Chile retoma o crescimento e a Colômbia é o mercado que mais cresce em Q2 para o consumo massificado. Na maioria dos países, os consumidores vão menos vezes ao ponto de venda, o que significa que cada ato de compra se torna mais importante. As marcas competem em mais canais e, ao mesmo tempo, têm menos touchpoints com seus compradores devido à redução das idas ao ponto de venda.

As marcas próprias conquistaram 3,6% de participação em valor na região, silenciosamente ganhando share ano após ano. Alcançaram seu recorde na Colômbia, com 15% do mercado, conquistando mais de 2 pontos de participação de mercado a cada ano desde 2015. A América Central (8%), o Chile (6%) e a Argentina (5%) vêm em seguida. Marcas premium perderam 2 pontos de participação de mercado nos últimos 3 anos.

Fonte: Kantar Worldpanel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.