O consumo de leite é associado a menor chance de doenças cardiovasculares, entenda como

O consumo de leite é associado a doenças cardiovasculares, entenda como

Um novo estudo publicado na revista The Lancet acaba de sair, e os resultados podem surpreendê-lo: uma maior ingestão de produtos lácteos totais – mais de duas porções de laticínios por dia – foi associada com um menor risco de mortalidade e de doenças cardiovasculares.

Esta pesquisa foi parte do estudo Prospective Urban Rural Epidemiology (PURE), com 136.384 indivíduos com idades entre 35-70 anos de 21 países nos cinco continentes. É um dos mais variados estudos observacionais realizados até hoje.

A ingestão de produtos lácteos integrais e com baixo teor de gordura – definidos como leite, iogurte, iogurte líquido, queijo e pratos mistos preparados com produtos lácteos – foi avaliada usando um único questionário de frequência alimentar específico do país (FFQ, na sigla em inglês) no início do estudo. Os participantes foram perguntados sobre a frequência com que consumiram alimentos e bebidas específicos em média no ano passado, e os produtos lácteos foram classificados como baixo teor de gordura ou integral. A ingestão de manteiga não foi medida em alguns dos FFQs, e creme e sorvete não foram incluídos na análise publicada, até onde pudemos ver.

A partir dessas informações, os participantes foram agrupados em quatro categorias: sem laticínios (28.674 pessoas), menos de uma porção por dia (55.651), uma a duas porções por dia (24.423) e mais de duas porções por dia (27.636). Os participantes do estudo foram acompanhados por cerca de nove anos antes dos resultados serem avaliados.

O consumo de laticínios foi associado com um menor risco de doença cardiovascular e morte. Em comparação com as pessoas que não consumiram laticínios, aquelas que consumiram mais de duas porções tiveram menores taxas de mortalidade total (3,4 por cento versus 5,6 por cento), maior diminuição do risco de doença cardiovascular (3,5 por cento versus 4,9 por cento) e diminuição do risco de acidente vascular cerebral (1,2 por cento versus 2,9 por cento).

Entre as pessoas que consumiram apenas laticínios integrais, aquelas que consumiram cerca de três porções por dia tiveram taxas de mortalidade ligeiramente menores do que as que consumiram menos da metade de uma porção por dia (3,3% versus 4,4%) e um padrão similar foi observado para a doença cardiovascular (3,7 por cento versus 5,0 por cento). Não houve diferenças estatisticamente significativas na mortalidade ou no risco de doença cardiovascular quando se tratava de laticínios com baixo teor de gordura. Uma maior ingestão de gorduras saturadas dos laticínios não foi associada com mortalidade total nem com doença cardiovascular importante.

Não há como negar que este estudo teve um tamanho amostral muito grande e diversificado. Este pode ser o primeiro de seu tipo a considerar o consumo de produtos lácteos e as doenças cardiovasculares em uma ampla gama de países. Mas, apesar desses pontos fortes, continua sendo um estudo observacional, um tipo de desenho de estudo que tem muitas limitações. Já escrevemos sobre esses pontos antes, mas, o importante é que, estudos observacionais não podem provar causa e efeito – ou seja, não podemos concluir que comer mais laticínios evita que pessoas morram ou que tenham um ataque cardíaco.

Além disso, embora o estudo tenha controlado vários fatores ambientais e de saúde, como idade, educação, tabagismo, histórico familiar e consumo de frutas, hortaliças, carne vermelha e alimentos ricos em amido, pode haver outras variáveis ​​que diferenciem as pessoas que estão dispostas e capazes de consumir mais produtos lácteos nessas regiões versus aquelas que não vão consumir ou não podem consumir. Por exemplo, as pessoas com renda mais alta podem comprar esses alimentos, enquanto pessoas de baixa renda não podem. Notavelmente, a renda individual não foi incluída nos modelos estatísticos que visam explicar potenciais fatores de confusão; em vez disso, os países específicos foram descritos como “baixa renda”, “renda média” ou de “renda alta”.

Outra grande armadilha foi que o estudo mediu apenas o que os participantes consumiram apenas em um ponto no tempo e não realizou nenhuma medida de acompanhamento do consumo alimentar, então é impossível dizer se os participantes mudaram seus hábitos da dieta ao longo do tempo. Os autores do estudo reconheceram esse ponto e destacaram uma das desvantagens comuns dos estudos observacionais: o acompanhamento dos participantes é demorado, trabalhoso e dispendioso, o que dificulta, se não impossibilita, a coleta contínua de informações.

Então, depois de tudo isso, você provavelmente ainda está se perguntando que tipo de iogurte colocar em seu carrinho de compras. E a resposta é bem complicada. Como mencionamos, as Diretrizes Dietéticas para os Americanos recomendam produtos lácteos com baixo teor ou sem gordura, e esse é geralmente o padrão que buscamos para orientação. No entanto, recentemente os produtos lácteos com alto teor de gordura ganharam força nos círculos de nutrição como essa pesquisa indica que eles podem não ser tão “ruins” para nós como tradicionalmente pensávamos.

No The New York Times, o principal autor do estudo observa que as diretrizes dietéticas atuais baseiam-se nos danos presumidos dos ácidos graxos saturados em um único marcador de risco, o colesterol LDL. Mas os produtos lácteos incluem muitos nutrientes diferentes, incluindo proteína e cálcio. Escolher um nutriente como “ruim” ou “bom”, sem considerar o perfil completo de nutrientes do alimento, tem produzido historicamente resultados inesperados e às vezes prejudiciais.

Até sabermos mais sobre como a gordura saturada dos produtos lácteos afeta nossa saúde, é importante escolher os alimentos lácteos que você gosta, considerando a ingestão de calorias e gorduras e conversando com seu médico se tiver alguma preocupação. Ele será capaz de pegar essas informações e aplicá-las no contexto, digamos, dos seus níveis de LDL e determinar se algum ajuste na dieta pode ou deve ser feito.

Fonte: Food Insight

2 respostas em “O consumo de leite é associado a menor chance de doenças cardiovasculares, entenda como

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