Você já parou para pensar na importância das embalagens de nossos alimentos?

Você já parou para pensar na importância das embalagens de nossos alimentos?

Embalagem – durável, forte e resistente – é uma das muitas razões pelas quais temos um suprimento seguro de alimentos: ela protege os alimentos. Também é eficiente e conveniente para transportar alimentos.

A embalagem de alimentos pode ajudar a prolongar a vida útil. Isso significa manter a comida segura para consumo por longos períodos de tempo. A exposição ao oxigênio pode causar deterioração, por isso alguns alimentos precisam de embalagens herméticas. Perder ou ganhar umidade também pode ser um problema. Você não quer que sua comida o faça ficar doente, e a embalagem de alimentos pode manter os micro-organismos que causam doenças transmitidas por alimentos do lado de fora.

O material de embalagem também tem que ser seguro. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA regula-os pela segurança, analisando todas as substâncias que estão em contato com alimentos. Embora alguma migração possa ocorrer ao longo do tempo, os níveis detectados não são altos o suficiente para serem considerados prejudiciais.

A embalagem deve proteger os alimentos de serem esmagados ou danificados – ninguém ousaria transportar ovos em um saco de papel. A ciência da embalagem tem tornado mais fácil para você selecionar o que precisa e na quantidade certa. Você pode guardar sua comida, abrir o pacote, ver o que está comendo e descartar adequadamente quando não for mais adequado para uso ou reutilização.

A embalagem também é sua principal fonte de informações sobre o produto, como valor nutricional, ingredientes e data de validade. Algumas embalagens também trazem dicas de segurança de alimentos e instruções culinárias – às vezes até uma receita para um novo prato!

Embalagens nos ajudam a rastrear alimentos quando há um recall de alimentos ou um problema com o produto que pode nos deixar doentes. De acordo com o Global Food Traceability Center da IFT, a rastreabilidade permite que as empresas “rastreiem produtos através da cadeia de fornecimento para melhorar a segurança de alimentos, diminuir o risco, evitar consequências devastadoras para a saúde e perda econômica para o sistema alimentar”. Códigos de barras únicos na embalagem ajudam a rastrear o produto de um ponto ao próximo, possibilitando a localização de produtos em qualquer ponto do sistema alimentar. 

Como você pode ver, a embalagem de alimentos é tão variada quanto os alimentos que as contêm. Então, da próxima vez que você estiver carregando uma grande quantidade de mantimentos ou simplesmente escolhendo alguns itens na loja de conveniência mais próxima, pense na segurança de alimentos e no volume de ciência dedicado à proteção da sua comida, sua família e sua saúde.

Fonte: Food Insight

2 respostas em “Você já parou para pensar na importância das embalagens de nossos alimentos?

  1. Pingback: Iogurte grego desce ainda mais no mercado lácteo | Blog +Bio

  2. Pingback: Grande empresa investe em estudos sobre embalagens | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.