Relação entre a falta da Vitamina D e a depressão

Relação entre a falta da Vitamina D e a depressão

A falta de vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão em pessoas mais velhas, de acordo com estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine.

Apesar de a associação entre o nutriente e a saúde mental ser relativamente nova, outras pesquisas já haviam alertado para maior probabilidade do transtorno para indivíduos com deficiência de vitamina D. A substância também é importante para evitar doenças ósseas e musculares.

A melhor forma de obter a vitamina D é a exposição ao sol, mas alguns alimentos como salmão, sardinha, queijo, gema de ovo e bife de fígado, são boas fontes também. Especialistas ainda recomendam a utilização de suplementos. “Dado que a vitamina D é segura nas doses recomendadas e é relativamente barata, este estudo contribui para a crescente evidência sobre os benefícios da vitamina D para a saúde”, comentou Eamon Laird, um dos autores do estudo, em comunicado.

Para chegar a este resultado, a equipe reuniu 3.965 pessoas com mais de 50 anos que participaram do Estudo Longitudinal de Envelhecimento da Irlanda (TILDA, na sigla em inglês). Os participantes realizaram uma avaliação inicial para coleta de dados; a segunda avaliação aconteceu após dois anos e a terceira, depois de quatro anos. Ao final deste período, os pesquisadores notaram que 400 indivíduos haviam desenvolvido depressão; para aqueles com deficiência de vitamina D o risco foi 5% maior, mesmo depois de excluir outros fatores de risco, como doenças crônicas, nível de atividade física e doença cardiovascular.

“A nova descoberta de que o desenvolvimento da depressão poderia ser atenuado por níveis mais altos de vitamina D pode ter impacto significativo nas políticas governamentais de saúde pública”, disse Rose Anne Kenny, co-autora do estudo, em nota.

Apesar de os cientistas recomendarem suplementos de vitamina D para ajudar a prevenir depressão na população idosa e até mesmo sugerir a adição do nutriente no tratamento do transtorno, outros estudos têm refutado a eficiência da suplementação na prevenção de diversas doenças, como Alzheimer e doenças ósseas. Por causa disso, antes de adicioná-los a dieta, procure seu médico. Além disso, é possível aumentar os níveis do nutriente através da exposição ao sol e uma dieta balanceada.

Fonte: Veja Saúde

2 respostas em “Relação entre a falta da Vitamina D e a depressão

  1. Pingback: Onde encontrar e quais os benefícios do folato | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.