Vinhos têm levedura modificada para melhor qualidade

Vinhos tem levedura modificada para melhor qualidade

Uma pesquisa da Universidade de Santiago, no Chile, está trabalhando na identificação de vários genes nas leveduras utilizadas nos processos vitivinícolas, para no futuro modificá-las geneticamente e assim melhorar as características do vinho. De acordo com Claudio Martinez, biólogo e diretor do Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade, são muitas as implicações do projeto para a indústria.

“A fermentação é um estágio crítico para a qualidade do vinho. Portanto, para encontrar genes que atuam, por exemplo, na capacidade da levedura para se alimentar durante este processo permitirá a intervir geneticamente nela e dar um importante passo no sentido de uma nova geração de leveduras adaptadas aos nossos desejos, para atuar de forma mais eficiente e assim, evitar, por exemplo, atrasos no processo ou bactérias que podem oferecer características indesejadas”, comenta.

A primeira parte da pesquisa busca descobrir quais genes de levedura afetam diretamente certos processos de fermentação para, em seguida, modificá-las geneticamente e criar a primeira levedura chilena voltada especificamente para melhorar o processo de produção de vinho.

“O aumento da concorrência internacional levou a indústria a inovar tanto no produto quanto no processo. No caso da fermentação, as melhorias tradicionais se devem à tecnologia incorporada nos equipamentos, apenas recentemente a adoção de novos desenvolvimentos de enzimas e leveduras, áreas de grande potencial e em que está sendo desenvolvida uma excelente pesquisa no Chile”, indica o líder do projeto.

O projeto está em fase de identificação dos genes e espera-se, a curto prazo, poder intervir nas características definidas para criar a primeira levedura industrial geneticamente modificada no Chile. Na equipe também são, além de especialistas da Universidade de Santiago, pesquisadores da Universidade do Chile e da Universidade Católica de Valparaíso.

Fonte: agroLink

Uma resposta em “Vinhos têm levedura modificada para melhor qualidade

  1. Pingback: Qualidade da carne é influenciada pelo bem-estar do gado | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.