Afinal, o ovo é mocinho ou vilão da sua dieta?

Afinal, o ovo é mocinho ou vilão da sua dieta?

Cozido, mexido, frito, poche e até mesmo cru, o ovo já foi amado e odiado. Há algumas décadas ele era o considerado um dos principais inimigos do coraçãopor seu alto nível de colesterol.

Depois, ele virou queridinho da saúde e passou a ser consumido em altas quantidades, principalmente por quem quer ser “fitness” e ganhar músculos (o alimento tem poucas calorias e um alto teor proteico). Porém, essa tendência fez com que a quantidade de ovos ingeridos por dia aumentasse consideravelmente.

A tendência chamou a atenção de pesquisadores, que voltaram a analisar os possíveis riscos à saúde de um consumo exagerado do alimento. Um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA, mostrou que ingerir mais de três ovos por dia pode ser perigoso para a saúde. O problema não é o alimento em si e sim o colesterol presente nele.

Um ovo grande contém cerca de 186 ml de colesterol dietético. A pesquisa mostrou que indivíduos que ingerem mais de 300 miligramas de colesterol por dia estão 4,4% mais propensos a sofrer de morte prematura e apresentam risco 3,2% maior de doença cardíaca. Cada meio ovo extra consumido por dia – o que totalizaria apenas três a quatro ovos a mais por semana – pode indicar um risco 1,1% maior de doença cardiovascular e probabilidade 1,9% maior de morte prematura por qualquer causa.

O colesterol dietético tem grande impacto no aumento do risco de doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. “Os ovos, especialmente a gema, são uma fonte importante de colesterol dietético”, disse Victor Zhong, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, no estudo.

Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de revisar seis estudos americanos que incluíram 29.615 participantes acompanhados por uma média de 17 anos e meio. Esses trabalhos recolheram informações sobre saúde geral, hábitos dietéticos, estilo de vida e demografia. Durante a revisão, a equipe notou as seguintes ocorrências: nos anos de rastreamento ocorreram 5.400 eventos cardiovasculares, incluindo 1.302 AVCs (fatais e não fatais), 1.897 incidentes de insuficiência cardíaca (fatal e não fatal) e 113 outras mortes por doenças cardíacas. Além disso, outras 6.132 pessoas morreram de outras causas.

Segundo os resultados da análise, tanto o consumo total de colesterol na dieta quanto o consumo de ovos, especificamente, estavam associados a um aumento na probabilidade de problemas cardíacos e morte prematura.

“Esse relatório é muito mais abrangente, com dados suficientes para afirmar que os ovos e a ingestão dietética global de colesterol permanecem como fatores importantes no risco de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas”, disse Robert H. Eckel, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, em editorial publicado ao lado do estudo.

Apesar disso, ele ressaltou que a relação entre o consumo de ovo e o risco cardíaco e de morte prematura foi ‘modesta’. Além disso, críticos salientaram que o estudo mostrou apenas uma associação sem revelar a relação causa-efeito e, portanto, mais pesquisas serão necessárias para entender as conexões encontradas até agora.

Fonte: veja saúde

Uma resposta em “Afinal, o ovo é mocinho ou vilão da sua dieta?

  1. Todos os dias a mais de um ano meu café da manhã são dois ovos com mussarela ralada infelizmente meu colesterol está aumentando estou preocupado e não querendo voltar pro pão.

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