Pesquisadores conseguiram desenvolver tomate para ser cultivado no espaço

Pesquisadores conseguiram desenvolver tomate para ser cultivado no espaço

Uma pesquisa realizada por cientistas do Centro de Pesquisa em Engenharia Genética da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma pequena planta de tomate que produz frutos em apenas dois meses após o plantio, medindo em média 4 cm de altura por 8 cm de largura. O material foi obtido a partir de uma cultivar de tomate cereja.

De acordo com a pesquisadora Martha Lucia Orozco, engenheira agrônoma formada na Universidade Nacional da Colômbia (UN) e na Universidade de Washington, o projeto avançou no processo de engenharia genética para desenvolver essa planta. A partir desse projeto, ela foi uma das duas escolhidas pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) como beneficiárias de financiamento na categoria de “plantas”, pela possibilidade de cultivo de tomates em áreas menores dentro das estações espaciais.

A planta de tomate despertou o interesse na agência dos EUA porque a cultivar poderia contribuir para a qualidade de vida dos astronautas no espaço, bem como sendo uma fonte de alimento. Como um ser vivo que requer cuidado e atenção seria uma contribuição para a estabilidade emocional dos astronautas, comentou o especialista. Esta variedade “floresce e produz raízes como qualquer outra, mas em tamanho muito pequeno. Também se destaca por produzir mais sementes que os tomates cereja “, ressalta.

“No processo, a técnica moderna de edição genética foi implementada usando a tecnologia CRISPR. O que fizemos foi a eliminação de ponto (mutação) em um dos nucleotídeos do gene que controla o tamanho da planta “, diz a pesquisadora.

Fonte: AgroLink

2 respostas em “Pesquisadores conseguiram desenvolver tomate para ser cultivado no espaço

  1. Pingback: Alta incidência de doenças da soja | Blog +Bio

  2. Pingback: Tecnologia: estudo promete aumentar tempo de prateleira de frutos | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.