Dieta saudável é aquela que faz bem!

Dieta saudável é aquela que te faz bem

Alimentação é vida. Não existe tempo bom nem tempo ruim para se iniciar uma mudança de hábito alimentar em nossas vidas. Porém, a todo instante nos deparamos com postagens de pessoas e até mesmo de profissionais da área da saúde falando sobre dietas.

Qual a dieta da moda? Qual a dieta da vez? Qual a melhor dieta? Você já percebeu que todos os dias algum conhecido seu ou até você mesmo ou algum desconhecido que passa na rua está falando sobre alimentação? Sim… E sabe por quê? Porque alimentação e formas de emagrecimento são uns dos assuntos mais comentados atualmente.

E dentro desse assunto tão comentado, inevitavelmente surge a palavra dieta. Mas “dieta” como uma referência a regimes alimentares especiais para perda de peso ou combate a alguns tipos de doenças, por exemplo. A palavra dieta significa uma cota habitual de alimentos que são ingeridos por uma pessoa. É o comportamento nutricional dos seres vivos. Logo, na dieta de uma pessoa, poderão existir carboidratos, proteínas e gorduras, que são os macronutrientes, e vitaminas e minerais, que são os micronutrientes.

Mas a palavra dieta dita possivelmente todos os dias, milhares de vezes, não significa essa cota diária habitual de alimentos. Ela vem para dar o significado de uma forma de alimentação que traz algo novo, algo diferente, “algo milagroso”.

Ao se falar em “dieta”, fala-se muito em restringir alguns macronutrientes, como por exemplo o carboidrato. A essas dietas se dão os nomes de LOW CARB, que traduzindo para o português seria a diminuição de carboidrato ou baixo carboidrato ou LOW FAT, menos gordura, por exemplo.

Na alimentação existem quatro leis: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Isso é conhecido no meio médico como Lei do Escudero. Há 70 anos, Pedro Escudero, um médico argentino, criou as leis da alimentação, expressando, de forma simples, a base para uma alimentação saudável. Seguindo essa diretriz, conseguimos entender o motivo pelo qual toda dieta deve ser individualizada, levando em consideração a quantidade, qualidade, harmonia e adequação para cada paciente, para cada indivíduo.

Seria impossível dizer ou afirmar qual seria a melhor dieta. Essa resposta nunca vai existir. Pois quando lidamos com pessoas, lidamos com indivíduo, com um ser único. Somos semelhantes, mas não somos iguais.

Cabe aos profissionais de saúde em conjunto com cada indivíduo, diagnosticar qual o melhor plano nutrológico a ser seguido, visando sempre a saúde plena, evitando, assim, a restrição de macro e micronutrientes, de forma com que isso possa levar o paciente à uma desordem nutricional.

Fonte: Veja Saúde

 

Uma resposta em “Dieta saudável é aquela que faz bem!

  1. Pingback: Tendência mundial, a dieta vegana traz benefícios à saúde | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.