Alface resistente ao calor

Alface resistente ao calor

A Embrapa está lançando uma nova cultivar de alface. A BRS Mediterrânea é do tipo crespa de folhas verdes e chega como alternativa para suportar as mudanças climáticas.

A alface é tradicionalmente uma hortaliça de clima ameno por isso foi necessário muita pesquisa para o melhoramento genético que transpusesse essa barreira.

A principal diferença da nova variedade é que não floresce com o calor, qualidade importante nas regiões produtoras que têm elevações de temperatura.

“Houve um esforço de pesquisa para adaptar a espécie às condições tropicais do nosso país, principalmente porque altas temperaturas podem fazer a planta florescer antes da hora e produzir látex, uma substância que causa um amargor nas folhas”, explica o pesquisador Fábio Suinaga, coordenador do programa de melhoramento genético de alface da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF).

A nova alface é em média sete dias mais precoce que as outras que já existem no mercado o que faz, mesmo diante de temperatura elevada, que a colheita ocorra mais cedo e com vegetais de qualidade. Do ponto de vista comercial permite atender a demanda do mercado por produto fresco todo o ano.

O cultivo é indicado em todas as regiões do país, em qualquer sistema de produção seja campo aberto, hidroponia ou cultivo protegido. Oferece tolerância às principais doenças de solo da cultura, fusariose e nematoides-das-galhas, o que reduz a necessidade de manejo com defensivos.

A BRS Mediterrânea foi desenvolvida no programa de melhoramento genético de alface da Embrapa Hortaliças.

Fonte: AgroLink

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.