O que é Eritritol?

O que é Eritritol?

O eritritol é um tipo de carboidrato chamado álcool de açúcar, ou poliol, que são compostos solúveis em água que ocorrem naturalmente em muitas frutas e hortaliças.

Também é produzido comercialmente por fermentação a partir de um açúcar simples derivado do milho, chamado dextrose. É usado como um adoçante com zero caloria para ajudar a substituir as calorias de carboidratos e açúcares em alimentos embalados e bebidas. Além de proporcionar doçura, o eritritol também ajuda os alimentos a reter sua umidade.

A segurança do eritritol foi revista e confirmada pelas autoridades de saúde em todo o mundo. O Japão aprovou o eritritol para uso em alimentos em 1990. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou sua segurança em 1999 e, em 2001, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA também reconheceu o eritritol como seguro.

Embora a segurança do eritritol e de outros álcoois de açúcar esteja bem documentada, alguns álcoois de açúcar, quando ingeridos em quantidades excessivas, podem causar desconforto gastrointestinal, incluindo gases, inchaço e diarreia. Por essa razão, os alimentos que contêm álcoois de açúcar como o sorbitol ou o manitol devem incluir um aviso em seus rótulos sobre possíveis efeitos laxativos. O eritritol é melhor tolerado do que o sorbitol ou o manitol, por isso, os alimentos que contêm eritritol não necessitam desse aviso na rotulagem.

Como a maioria dos álcoois de açúcar, o eritritol não é tão doce quanto o açúcar: possui apenas cerca de 60 a 80% da doçura do açúcar. O eritritol não contém calorias, isso o torna único entre os álcoois de açúcar, os quais em sua maioria têm cerca de duas calorias por grama (para referência, o açúcar tem cerca de quatro calorias por grama). As contribuições do Eritritol para a saúde vão além do potencial de substituir as calorias dos carboidratos e o açúcar em nossa dieta. Duas áreas em que o eritritol é conhecido por seus efeitos positivos são a saúde bucal e o açúcar no sangue.

Não existem recomendações formais para a ingestão de eritritol. Alguns estimam que o consumo de eritritol dos alimentos integrais nos EUA seja em torno de 25 miligramas por pessoa por dia e mais de 100 miligramas por pessoa por dia no Japão. Embora os sintomas de desconforto gastrointestinal tenham sido observados com o consumo excessivo, o eritritol é considerado bem tolerado até um grama por quilograma de peso corporal por dia, o que seria 68 gramas de eritritol para alguém que pesa 68 quilos.

O eritritol é encontrado naturalmente em frutas como uvas, pêssegos, peras e melancia. Também é encontrado em cogumelos e alimentos fermentados como cerveja, queijo, saquê, molho de soja e vinho. Além dos alimentos integrais, o eritritol é produzido comercialmente para uso em produtos de panificação, bebidas, balas, gomas de mascar, chocolates e embalagens de adoçante de mesa.

Fonte: Food Insight 

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