A inteligência em supermercados já chegou ao Brasil

A inteligência em supermercados já chegou ao Brasil

Você entra, pega o que quiser e sai. Simples assim. A compra é debitada automaticamente no seu cartão de crédito. São Paulo acaba de ganhar o primeiro mercado inteligente da cidade e dá mais um passo rumo ao varejo do futuro. Tudo o que você precisa fazer antes de chegar lá é baixar o aplicativo e preencher um cadastro com seus dados pessoais e forma de pagamento.

A loja funciona sem qualquer funcionário. Para entrar, é só apontar a câmera para o QR Code na primeira porta. Na segunda porta de vidro, uma câmera libera a entrada do cliente por reconhecimento facial. Pronto, aí é só escolher os produtos e repetir o mesmo processo para sair.

A “mágica” do mercado inteligente é mais simples do que se imagina. Nas prateleiras, cada produto vem com uma etiqueta como esta com um chip de rádio frequência embutido. Entre as portas da saída, antenas de RFID fazem a leitura dos produtos na cabine em questão de segundos. Os produtos são mostrados na tela para que o cliente confirme e o pagamento é automaticamente debitado no cartão de crédito cadastrado.

Já que não tem ninguém trabalhando, o mercado é repleto de câmeras inteligentes que monitoram em tempo integral todos os movimentos de quem passa por ali. Por enquanto, apenas para coletar dados de comportamento dos usuários e oferecer uma melhor experiência dentro da loja. Mas nada impede que, em um futuro próximo, as etiquetas dêem lugar a uma solução baseada em visão computacional, como já é feito no mais incrível exemplo de futuro do varejo do mundo; o Amazon Go, em Seattle, nos Estados Unidos.

Lá, tudo o que você precisa para viver essa experiência é baixar o app da Amazon Go no smartphone. Para entrar na loja, similar ao mercado de São Paulo, é só aproximar o celular da catraca para a leitura do QR Code estampado no app. A diferença é que lá, todo o sistema todo funciona através de uma tecnologia que combina visão computacional, algoritmos de aprendizagem de máquina e sensores bastante modernos.

Centenas de câmeras posicionadas no teto da loja monitoram cada passo do usuário e também o que acontece nas prateleiras. Quando o consumidor pega determinado produto, o sistema reconhece o movimento e identifica o cliente na hora. Neste momento, a compra é acrescentada ao carrinho virtual. Se o item for devolvido à prateleira, o débito é cancelado quase que instantaneamente. Tudo muito rápido e sem qualquer intervenção humana. Ao terminar a compra, é só se dirigir à saída e passar por uma outra catraca. A validação é feita automaticamente. Em poucos minutos, o valor é debitado no cartão de crédito registrado na sua conta da Amazon, junto com uma notificação no aplicativo listando as compras feitas. Tudo sem filas ou sequer colocar a mão no bolso.

Estas soluções indicam as principais tendências do varejo mundo afora. Eficiência e conveniência viabilizadas pela tecnologia. Estas são as apostas para o mercado inteligente do futuro.

Fonte: ABIMAPI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.