Para que serve o Sorbitol?

Para que serve o Sorbitol?

O sorbitol é um tipo de carboidrato chamado álcool de açúcar, ou poliol, que são compostos solúveis em água que ocorrem naturalmente em muitas frutas e hortaliças. O sorbitol também é produzido comercialmente a partir de glicose para uso em produtos alimentícios e bebidas para fornecer doçura, textura e retenção de umidade.

A segurança do sorbitol foi revista e confirmada pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, incluindo a Organização Mundial de Saúde, a União Europeia e países como Austrália, Canadá e Japão. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA também reconhece o sorbitol como seguro.

Enquanto a segurança do sorbitol e outros álcoois de açúcar está bem documentada, alguns álcoois de açúcar, quando ingeridos em grande quantidade, podem causar desconforto gastrointestinal, incluindo gases, inchaço e diarreia. Como resultado, nos EUA, os alimentos que contêm o açúcar de álcool sorbitol ou manitol devem incluir um aviso em seu rótulo sobre os potenciais efeitos laxativos.

Como a maioria dos álcoois de açúcar, o sorbitol não é tão doce nem tão denso em calorias como o açúcar. O sorbitol contém cerca de 60 por cento da doçura do açúcar e tem cerca de 35 por cento menos calorias por grama (2,6 calorias de sorbitol em comparação com 4 calorias de açúcar).

Mas as contribuições do sorbitol para a saúde vão além das calorias. Estudos sobre o metabolismo do sorbitol remontam à década de 1920, quando pesquisadores começaram a testar o sorbitol como um substituto potencial do carboidrato em pessoas com diabetes. Desde então, os benefícios dos álcoois de açúcar e a forma como o corpo os utiliza tornaram-se bem mais compreendidos. Duas áreas onde os álcoois de açúcar são conhecidos pelos seus efeitos positivos são a saúde oral e o impacto sobre o açúcar no sangue.

Os álcoois de açúcar, incluindo o sorbitol, têm demonstrado beneficiar a saúde bucal de várias maneiras, principalmente porque não são cariogênicos: em outras palavras, não contribuem para a formação da cárie dental. O ato de mastigar também protege os dentes das bactérias causadoras da cárie, promovendo o fluxo de saliva. O aumento das propriedades salivares e não-cariogênicas (juntamente com a doçura) é a razão pela qual os álcoois de açúcar (sorbitol e xilitol) são usados em gomas de mascar sem açúcar.

Alguns álcoois de açúcar como o eritritol e o xilitol inibem o crescimento de bactérias orais (Streptococcus mutans) que podem causar cáries. O sorbitol pode ser fermentado, embora a um ritmo mais lento do que o açúcar, por algumas bactérias orais, mas não por todas. Portanto, o sorbitol não é tão protetor contra as cáries como alguns álcoois de açúcar, mas tem demonstrado diminuir as cáries em comparação com o açúcar. Devido a estes atributos, a FDA reconhece o sorbitol e outros álcoois de açúcar como benéficos para a saúde bucal. 

Os álcoois de açúcar são produzidos naturalmente em várias plantas como resultado da fotossíntese. O sorbitol é encontrado naturalmente em bagas como amoras, framboesas e morangos, e outras frutas como maçãs, damascos, abacates, cerejas, pêssegos e ameixas.

Além de estar presente em alimentos naturais, o sorbitol é produzido comercialmente para ajudar a reduzir as calorias de açúcares em produtos de panificação, chocolates, sobremesas congeladas, balas, gomas de mascar sem açúcar e em barras de cereais.

Fonte: food insight

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.