Sustentabilidade é uma pauta que o brasileiro está fazendo parte

Sustentabilidade é uma pauta que o brasileiro está fazendo parte

Muito se fala em Indústria 4.0 e como ela está transformando a forma com que encaramos o mundo, consumimos bens e informações e nos relacionamos, tanto com outras pessoas quanto com as marcas e os prestadores de serviços.

Face a esse novo paradigma, fomos a campo para compreender mais profundamente  como essa nova realidade está afetando o consumidor, o que resultou em um estudo chamado“Estilos de Vida 2019”, realizado pela Nielsen e que revela as preferências dos brasileiros. O resultado? Não só estamos em transformação, como estamos também cada vez mais complexos e não cabemos mais nos perfis demográficos (homem/mulher, nível socioeconômico alto/baixo, velho/jovem) de antigamente.

Estamos mais sustentáveis: 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente e 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos. Mais conscientes também, 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.

Estamos mais saudáveis: a população brasileira está reduzindo gordura (57%), sal (56%), açúcar (54%), alimentos industrializados (38%), cafeína (34%), lactose (27%) e glúten (27%). No supermercado, buscam mais por produtos com adição de fibras, vitaminas e minerais (45%) e alimentos orgânicos (35%), além de fazer exercícios regularmente (33%). 74,3% dos entrevistados listam “ter saúde” como um dos objetivos de vida.

Estamos mais negociadores: 64% afirmam que escolhem suas marcas de acordo com as ofertas de baixo preço, 73% buscam primeiro pelas promoções quando entram nas lojas, 57% sempre mudam de loja por conta das promoções oferecidas e 48% pesquisam promoções antes de ir às compras.

Estamos mais práticos: A pesquisa aponta que 55% dos entrevistados vai direto no local da loja para efetuar a compra, 48% levam listas com todos os itens que irão comprar e 45% procuram desembolsar sempre com os mesmos produtos. A praticidade também permeia a escolha da loja (21% preferem ir a lojas próximas de casa ou do trabalho, e 12% citam a rapidez na compra, a organização da local e o tamanho da fila como fatores predominantes) e a escolha das marcas (30% optam pelas já conhecidas, 18% pela disponibilidade e 12% pela variedade de tamanho e versões de embalagens).

Fonte: Nielsen

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