Como incluir o cromo na sua dieta de forma saudável

O cromo é um mineral que é essencial para que nosso corpo mantenha o metabolismo saudável dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Ele existe em múltiplas formas, uma das quais entra no nosso corpo por meio dos suplementos alimentares e dietéticos.

Outra forma do cromo é mais comumente encontrada no meio ambiente de fontes industriais. Nosso corpo não pode produzir cromo, por isso é essencial que nós o consumamos por meio da nossa dieta.

Os mecanismos pelos quais o cromo funciona no corpo não são totalmente compreendidos, e ainda há uma grande especulação sobre a totalidade das funções do cromo. As pesquisas atuais ainda não foram capazes de definir todo o espectro do papel e importância do cromo no corpo humano.

A associação mais comum entre a ingestão de cromo e os benefícios para a saúde é o efeito do cromo em ajudar o corpo a quebrar açúcares e carboidratos. No metabolismo dos alimentos, o cromo é crucial para o bom funcionamento da insulina. A insulina é um hormônio que move a glicose para fora da corrente sanguínea e para as células, onde ela pode ser processada para energia ou armazenamento. O cromo melhora essa função da insulina, agindo como um sinal para as células, permitindo que a insulina transporte a glicose mais facilmente. Sem a ingestão adequada de cromo, o organismo tem dificuldade em controlar o transporte da glicose para as células, e uma deficiência de cromo pode resultar em níveis elevados de glicose no sangue.

A descoberta do papel do cromo no controle da glicose no sangue levou à teoria de que a suplementação com cromo pode ajudar a prevenir ou tratar o diabetes; no entanto, resultados mistos surgiram das pesquisas. Um estudo constatou uma associação entre pessoas que tomaram suplementos contendo cromo e um menor risco de aparecimento de diabetes tipo 2. Um outro estudo demonstrou que a suplementação com cromo produz efeitos positivos no controle do açúcar no sangue para as pessoas com diabetes, além de melhorar os níveis de triglicerídeos e de colesterol HDL (a forma “boa” de colesterol). Por outro lado, um estudo separado mostrou evidências limitadas para apoiar o uso da suplementação de cromo para controle glicêmico em pessoas com diabetes tipo 2. São necessárias mais pesquisas sobre o efeito da suplementação de cromo no controle glicêmico para pessoas com diabetes.

A partir de agora, o mecanismo de como o cromo pode afetar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue não está claro. No entanto, os resultados das pesquisas levaram à hipótese de que o cromo pode colaborar com a saúde cardiovascular, embora os estudos existentes sejam limitados e seja necessário mais estudos.

Além disso, existem hipóteses de benefícios da suplementação de cromo para perda de peso, mas os resultados existentes podem não ser clinicamente significativos e mais pesquisas são necessárias para determinar uma associação.

O cromo está amplamente disponível em nossa oferta de alimentos; no entanto, a análise dos níveis específicos de cromo em alimentos específicos não se mostrou confiável. Há um grande número de fatores que afetam os níveis de cromo, incluindo práticas agrícolas, localização e qualidade do solo e processos de fabricação. Estas variáveis podem contribuir para grandes diferenças no teor de cromo no mesmo produto alimentício, dependendo de onde foi cultivado e como foi processado.

Carnes, aves, peixes e várias frutas, hortaliças e grãos integrais tendem a fornecer níveis mais altos de cromo. A vitamina C ajuda a melhorar a absorção do cromo no trato digestivo, portanto, o consumo de alimentos ricos em vitamina C pode influenciar positivamente a absorção de cromo pelo organismo. Com isso dito, a melhor maneira de garantir a ingestão adequada de cromo é consumir uma dieta que inclua uma ampla variedade de alimentos de todos os grupos alimentares.

Fonte: Food Insight

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