Proteger abelhas é objetivo de startup mexicana

Proteger abelhas é objetivo de startup mexicana

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) do México adverte que 40% dos polinizadores invertebrados, particularmente abelhas e borboletas, enfrentam a extinção.

Neste cenário, empreendedores mexicanos lançaram startups que, além de atuar como empresa , são social e ambientalmente responsáveis, especialmente quando se trata de apoiar apicultores locais e salvar abelhas.

No México existem 1,9 milhão de colmeias da abelha comum, responsáveis por 42 mil apicultores que, em média, produzem 55.900 toneladas de mel com um valor estimado de 1.900 milhões de pesos por ano, segundo dados do Serviço de Informação Agroalimentar e de Pesca (SIAP). Graças a isso, o México é o terceiro maior exportador mundial de mel, embora seu consumo anual por habitante seja de apenas 200 gramas.

Estas são as vantagens e oportunidades que empreendedores como A de Abeja e Abeja Reyna encontraram sem deixar o país para criar startups lucrativas que ao mesmo tempo diminuem o perigo de extinção das abelhas. De acordo com Arlette Gómez, designer gráfico da Cidade do México que trabalha na A de Abeja, “os apicultores não são maiores porque recebem muito pouco”, disse ela em entrevista à Tec Review. “Por que eles recebem tão pouco? Porque o México exporta um jato. E quem exporta? Há nove colecionadores e acabou. A distribuição de dinheiro não é justa. E que o México é o terceiro maior exportador de mel do mundo”, comenta.

O mel usado pela Abena Reyna vem de cerca de 1.500 colmeias, o que significa que elas têm um impacto positivo ao proteger cerca de 90 milhões de abelhas. A isso se somam outras iniciativas verdes, como convidar pessoas a reutilizar suas embalagens, pois quem as leva para as lojas Abeja Reyna recebe um desconto; além disso, todos os produtos são feitos à mão, “tentamos usar as máquinas o mínimo possível”; afirmou a marca.

Fonte: Agrolink

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.