Por que uma dieta rica em fibras é tão importante?

Por que uma dieta rica em fibras é tão importante?

A fibra alimentar é um nutriente à base de plantas encontrada em uma grande variedade de alimentos. “Fibra” é um termo amplo que engloba vários tipos de carboidratos não digeríveis que oferecem uma gama diversificada de benefícios para a saúde.

Nos últimos anos, desenvolvimentos significativos têm sido feitos em nossa compreensão da fibra e seu papel na promoção da saúde e na redução do risco de doenças.

Uma riqueza de evidências científicas demonstra que a ingestão adequada de fibras alimentares tem uma série de benefícios para a saúde, incluindo a manutenção do trato gastrointestinal saudável e a redução do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Este folheto irá examinar muitos tópicos de interesse em torno da fibra alimentar, incluindo suas definições, fontes alimentares e associações com a saúde humana.

Em 2002, o Instituto de Medicina, agora conhecido como NASEM, estabeleceu um nível de Ingestão Adequada (IA) de fibras como parte das Ingestão Dietética de Referência (DRIs) para macronutrientes. As IAs para a fibra total são baseadas em quantidades que foram observadas para proteger contra doenças cardíacas. Geralmente, as recomendações são que pessoas de todas as idades consumam 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias.

Em adultos, a IA da fibra é de 38 gramas por dia para homens com menos de 50 anos e 25 gramas por dia para mulheres com menos de 50 anos. Para adultos com mais de 50 anos de idade, a IA é de 30 gramas de fibra alimentar por dia para homens e 21 gramas de fibra alimentar por dia para mulheres. Essas IAs são reduzidas para se alinharem com a diminuição do consumo de alimentos que muitas vezes acompanha o processo de envelhecimento.

A maioria dos americanos consome cerca de metade da quantidade de fibra recomendada pelo NASEM e apenas cerca de 5% da população realmente atende às recomendações para a ingestão de fibra alimentar. De acordo com o National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES 2015-2016), o consumo médio de fibras em adultos com 20 anos ou mais foi de 17,3 gramas por dia. No Canadá, o consumo médio de fibras alimentares foi de 19,1 gramas por dia para homens e 15,6 gramas por dia para mulheres. Um estudo com adultos europeus observou que o consumo de fibras alimentares em homens variou de 18 a 24 gramas por dia e de 16 a 20 gramas por dia para as mulheres.

Para adultos americanos, as principais fontes de fibra alimentar são hortaliças (22,6%), outros alimentos (14,3%), misturas de grãos (12,0%) e frutas (11,1%). O Comitê Consultivo de Diretrizes Dietéticas dos EUA para 2015 observou que a população dos EUA deve continuar a aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e que o consumo de uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, hortaliças e grãos integrais, ajudará a melhorar o consumo de fibras alimentares.

Fonte: Food insight

2 respostas em “Por que uma dieta rica em fibras é tão importante?

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