Impacto social e ambiental positivos são detalhes que consumidores buscam em marcas

Impacto social e ambiental positivos são detalhes que consumidores buscam em marcas

Consumidores engajados se preocupam com os funcionários de uma empresa e com as causas que as organizações apoiam e defendem. O estudo Autheticity Gap, da Fleishman Hillard, mostra que 70% dos consumidores optam por produtos e serviços de empresas que gerem impacto social e ambiental.

O modo como as empresas tratam seus colaboradores também subiu na lista de preocupações dos consumidores. Quando os empregadores oferecem um bom lugar para trabalhar, experiências para desenvolver habilidades e novas oportunidades de carreira, os consumidores envolvidos os colocam no topo de sua lista.

Esse público acredita ainda que, para que uma empresa seja mais credível que a concorrência, deve falar sobre como seus líderes se comportam e como a empresa afeta a sociedade e o meio ambiente, não apenas os benefícios que oferece ao produto.

Embora a maioria das empresas queira gastar a maior parte de seu tempo e recursos falando sobre o que vende, para os consumidores, segundo o estudo, menos da metade de suas percepções de uma empresa são moldadas por seus produtos e serviços.

A outra metade é formada por informações sobre como a liderança se comporta e como a empresa está causando impacto na sociedade. Pessoas, não produtos, são o que os consumidores se preocupam.

De acordo com o relatório, 3 a cada 4 consumidores esperam que os CEOs das empresas se posicionem sobre questões que afetam os clientes (74%), produtos e serviços (72%) e funcionários (71%). Para uma marca entrar em um novo espaço, precisa se destacar da concorrência.

O que acontece quando as experiências das partes interessadas não coincidem com o que uma organização está dizendo e com o que está realmente fazendo? As percepções de uma empresa são baseadas não apenas nos produtos e serviços que ela fornece, mas cada vez mais na forma como se comporta e no impacto que ela tem na sociedade.

Segundo o estudo da Fleishman Hillard, apenas 47% das atitudes dos consumidores em relação a uma marca são influenciadas por produtos e serviços. A outra metade (53%) é formada por informações sobre como o gerenciamento se comporta e a maneira como a empresa se envolve com questões sociais.

Esses fatores moldam as percepções e crenças das pessoas sobre uma organização. Enquadrar nossas expectativas e experiências, ajudando-nos a estabelecer uma crença e uma atitude sobre qualquer organização. Examinamos a lacuna entre essas expectativas e experiências.

A pesquisa promoveu um recorte sobre a autenticidade e inovação das empresas vistas pelos seus consumidores. Em relação à decisão de compra e consumo, os clientes consideram importante que as empresas compreendam as suas necessidades (55%), criem soluções para reduzir seu impacto nas mudanças climáticas e meio ambiente (47%) e promovam soluções que impactem na saúde e no bem-estar dos consumidores (42%).

Fonte: ABIMAPI

3 respostas em “Impacto social e ambiental positivos são detalhes que consumidores buscam em marcas

  1. Pingback: Interesse pelas categorias “práticas” tem aumento | Blog +Bio

  2. Pingback: Como hábitos do consumidor estão moldando o setor alimentício | Blog +Bio

  3. Pingback: Pensando na própria saúde, brasileiro tem consumido menos carne | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.